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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

[Nova Raça] Anões

CONTEMPLEM!!! OS ANÕES!!!
Todo mundo ama um anão!


 "O ferro bateu o ferro,
  brilhou a chama prometida,
  na forja do Deus Ferreiro,
  anões ganharam a vida."

Nome: Anões
Outros Nomes: Homens-BarbaPovo Barbudo, Povo Robusto


Características Gerais
Esculpidos na forja do Deus Ferreiro, os anões se orgulham de serem severos como o próprio ferro. Eles são fortes, resistentes e mais do que tudo, persistentes... para não dizer, teimosos. O vigor dos anões é lendário, assim como seu hábito de guardar rancor, seu amor por cerveja e suas longas barbas.

Anões são um povo baixo, de braços grossos, ombros largos e pernas curtas, mas poderosas. O corpo dos anões é compacto e sólido, lembram pequenas montanhas. Eles são naturalmente robustos. Seus músculos costumam ser fortes e bem desenvolvidos, muitas vezes reforçados por trabalho duro. Mesmo os mais franzinos ostentam uma aparência muscular, enquanto os mais gordinhos não sofrem com falta de vigor. Quanto a altura, eles medem em torno de 1.20 metros. Os mais altos não ultrapassam 1 metro e meio. Apesar disso, devido ao porte atarracado, eles costumam pesar tanto quanto um humano 60 centímetros mais alto.

Em relação a beleza física, os anões não são a raça mais bela. Seus traços são rudes, eles possuem queixo, nariz e testas brutos e vulgares. Seus olhos costumam ser negros ou castanhos, embora também possam assumir a cor de âmbar. Já a cor de sua pele varia em tons terrosos de cinzento, negro, várias tonalidades de marrons, até um bronzeado vermelho-arenito, mas a cor mais comum, é o castanho claro. Além disso, é comum que a pele do anão esteja escura, manchada e fissurada devido a trabalho na forja ou nas minas. Mas não são os traços, os olhos ou a pele que impressiona um olhar minucioso. São suas mãos, suas mãos poderosas e seus dedos de linguiça. É um mistério da natureza como mãos tão grosseiras são capazes de criar artefatos tão delicados quanto a joalheria anã. 

Moda de barba

Anões não seriam anões sem barba, e para a barba, é necessário um parágrafo a parte. A barba dos anões cresce vigorosa desde cedo e podem assumir os tons de castanho, negro, loiro e ruivo, além de cinzento e branco, quando mais velhos. Fato bem conhecido é que os anões amam suas barbas e delas cuidam com muito cuidado e esmero. Eles valorizam barbas longas e brancas, considerado sinal de sabedoria e experiência. Eles também decoram suas barbas com uma variedade de broches e intricadas tranças. A decoração da barba de um anão é capaz de indicar seu reino, clã e família e mesmo algo sobre ele mesmo, caso ele possua renome. De qualquer forma, a barba é um símbolo de maturidade e honra na sociedade anã. É uma grande vergonha um anão ter sua barba raspada e um anão que raspa sua própria barba é considerado um louco e indigno de confiança.

Os pelos dos anões não se restringem a barba, eles são uma espécie peluda. Seus cabelos, sobrancelhas e outros cantos não carecem de pelos. Os cabelos dos anões possui a mesma variedade de cores que a barba: castanho, negro, loiro, ruivo, cinza e branco. Mas diferentemente das barbas, os cabelos dos anões não crescem por muito tempo... sim... a calvície é muito comum nessa espécie! 

Anãs fofinhas

Um dos maiores mistérios que rondam o mundo anão são as fêmeas. Todas as raças tem alguma canções sobre fêmeas anãs, geralmente cômicas e total disparate. Fêmeas anãs existem, elas possuem físico robusto similar aos machos, porém são bem mais curvilíneas e com traços mais delicados, chegando a ser fofas. Fêmeas não ostentam barbas, mas sim, seus cabelos. O cabelo para uma anã possui o mesmo valor que a barba para um anão. Falando em barba, é verdade que anãs possuem barba. Mas elas conhecem a navalha, além de vários tônicos para pele. Mesmo assim, não é incomum encontrar anãs com sombra de barba nas ruelas de uma cidade. 

Os anões vivem mais do que os humanos, em média 125 anos e seus anciões mais velhos chegam até os 150 anos de idade. Homens e anões se dão relativamente bem, talvez sejam as 2 raças mais próximas uma da outra. Infelizmente para o anão, é comum ver o amigo humano partir. Por vezes, anões apadrinham filhos de bom coração de amigos humanos, um reflexo de sua lealdade inata.

Também sabem se divertir

Anões possuem a reputação de rabugentos e mal-humorados, porém isso é somente meia verdade. A mente anã é pragmática e industriosa e isso faz com que eles sejam estoicos e não tolerem gracinhas, nem conversa fiada. Entretanto, os anões se divertem e se divertem muito... Eles gostam de boa conversa, discursões, historias e canções, especialmente regadas a grandes doses de cerveja e carne suculenta. Infelizmente, devido a desconfiança natural esses charmes não costumam ser exibidos a estranhos.

Como foi dito, as mentes dos anões é pragmática e industriosa e isso reflete nos gostos e atividades dessa raça. Os anões amam desafios lógicos e atividades refinadas. Eles se dão muito bem em trabalhos minuciosos, como o lapidar de joias e a confecção de brinquedos. Também se destacam nos negócios, onde juntam o amor pelo ouro com o amor pelos cálculos. E claro... na engenharia e nas ciências naturais, onde se destacam suas famosas industrias.  

Um aspecto importante da vida anã é o forte senso de ordem e lealdade. Os anões possuem um apreço elevado a honra e as tradições. Muito pode ser dito de positivo sobre essa característica: A fidelidade dos anões é inquestionável; Sua determinação beira ao sacrifício; Eles consideram sua palavra, seus compromissos e responsabilidades invioláveis; Eles conservam grande respeito a hierarquia, aos anciões e aos ancestrais; A justiça para um anão é sagrada; E a amizade anã engloba tudo que foi dito.

Livro do Rancor

No entanto, a ordem não é feita apenas de flores: A amizade e a palavra de um anão nunca é oferecida vulgarmente, de modo que anões costumam ser frios, desconfiados e não tão agradáveis com estranhos; A ordem social é observada nos mínimos detalhes e quem se desviar dela é tratado como pária;. Uma ofensa ou injustiça feita contra um anão será guardada pra sempre, sua memória será conservada por gerações ou mesmo pelo próprio clã. O rancor dos anões é lendário.   

Considerando tudo isso, é de se pensar que a sociedade anão seria pelo menos harmoniosa e livre de corrupção. Ledo engano, os anões também possui falhas morais, a mais proeminente é seu amor por ouro, pedras preciosas e demais metais valiosos. O status e o respeito de um anão por vezes se dá (pelo menos, mais abertamente) por sua quantidade de riqueza ou pela quantidade de riqueza que ele é capaz de trazer para seu clã. E muitos anões são capazes de fazer loucura por algum punhado de ouro. 

Adendo: As Runas
Os não iniciados acreditam que as runas não apenas símbolos estranhos capazes de imbuir de poderes mágicos objetos mundanos. Essa no entanto, é apenas a função mais vulgar das runas. Runas são glifos arcanos de grande poder capazes de conectar a vontade do conjurador com o cosmos e vice-versa. Escrever uma runa significa materializar a vontade no próprio destino... as implicações de tal ato são imensas. Uma vez que um contrato é selado com uma runa, ele deve ser necessariamente cumprido. A destruição da própria vontade é a consequência do desacordo.

Os anões herdaram o conhecimento e o poder das runas e isso exerce grande influência tanto na mente como na sociedade anã. Um anão nunca dá sua palavra em vão, um anão nunca assina um contrato sem imensa deliberação. A palavra e a promessa para um anão são sagradas. Quando um anão promete vingança, ele está comprometendo não apenas sua vida, como a de sua descendência e as vezes até mesmo todo o seu clã. É necessário retribuir a ofensa ou sofrer a condenação. Esta é a origem do infame Livro dos Rancores que guarda todas as ofensas sofridas pela raça anã. Esta é a origem do ditado:  “Uma ofensa a um anão é lembrada para sempre!”. 

As runas são mágicas e elas reverberam no cosmos. O que é escrito em runas, está escrito na eternidade. Assim, os contratos, as promessas e a história anã não está limitada ao meio físico. O ressoar das runas no cosmos é dado o nome de Registros Rúnicos. No entanto, sentir o ressoar das runas, ou melhor... acessar os Registros Rúnicos, é uma tarefa complexa que exige uma vida de dedicação. Aqueles que dominam esse ofício, são chamados de mestres das runas, eles não apenas podem imbuir objetos com magia e selar contratos mágicos, eles podem acessar o conhecimento coletivo da raça anã.

História
Os anões são uma raça antiga, isso é indubitável. Suas lendas recordam heróis invencíveis, fortalezas instransponíveis e montanhas voadoras que cortavam as estrelas. Mas tudo isso se perdeu no tempo, os próprios anões são incapazes de filtrar a verdade. Essas lendas fazem parte da cultura anã, porém sua real história é recente.

Os anões chamam o tempo antes do cosmomoto de Era Perdida. Os registros que eles possuem dessa época são escassos. Lendas e contos que permaneceram vivos contados de boca a baca por gerações, além de alguns textos e artefatos encontrados em ruínas antigas e misteriosas através de muito esforço de exploração.

Nibelungo

As memórias e o orgulho dos anões se perderam com o cosmomoto, quando toda a raça foi obrigada a se refugiar no escuro e no subterrâneo para sobreviver as provações. Essa época sombria é chamada de Era da Vergonha, um tempo no qual os anões aterrorizados esqueceram seus hábitos e tradições, sua ciência e sua magia enquanto lutavam por suas vidas. 

Durante 1000 anos os anões tramaram, lutaram, envenenaram uns aos outros nas recônditos mais escuros do subterrâneo. Alguns foram ainda mais longes em práticas nunca vista... eles blasfemaram e serviram entidades sombrias em troca de suas vidas... Mas uma reviravolta veio a acontecer, surgiu Dorfaim o Primeiro Rei que iria reiniciar a história dos anões de volta ao ano zero!

Dorfaim, o Primeiro Rei, o Rei Profeta, o Portador das Runas, o Trazedor de Luz. Muitos são os títulos dados para essa figura tão reverenciada entre os anões. Dorfaim restaurou a ordem, relembrou as tradições e reensionou os mistérios das runas... Acima disso tudo, ele levou os anões novamente a superfície e a luz após uma perigosa jornada cheia de lutas e sacrifícios, iniciando uma nova era para o povo barbudo. 

No calendário comum, o reaparecer dos anões é uma das marcas do início do Milénio da Reconquista. A União da Alvorada é formada e anões, junto com homens e elfos finalmente derrotam os marechais do terror. Após anos de guerra, os reinos anões prosperam e se multiplicam dominando as montanhas do planeta Sopa. Novos heróis, novas cidadelas e novas lendas surgem a partir dos ensinamentos deixados pelo Rei Profeta.

Mas a grande prova para raça ainda estaria por vir. Foram as palavras doces do Senhor do Escuro que iniciaram mais uma época de dor. Reinos inteiros sucumbiram aos Poderes Sombrios e se viraram contra seus irmãos. Uma grande guerra civil estourou quando anões de estirpe nobre se tornaram duegares. Duegares já eram conhecidos e odiados de longa data... no entanto, jamais tinham surgidos daqueles que foram redimidos pelo primeiro rei. O Milênio da Tribulação marcou profundamente todo o povo barbudo.

Duegar malvado

Após anos de incessante guerra direta, uma paz por esgotamento finalmente surgiu. Os anões feridos teriam que uma vez mais se reinventar e se reerguer sobre suas ruínas. No entanto, jamais seriam os mesmos. A exaltação inicial finalmente havia acabado... o povo viu que era corrompível! O Milênio da Formação começou melancólico;

Nessa nova era, os desgarrados e os audaciosos deixaram as montanhas para tentar a sorte mais próximos aos homens e assim a raça mais uma vez se dividiu. Anões das montanhas continuaram estagnados em seus antigos reinos sobre a rocha enquanto anões das colinas fundavam novas cidades nos campos. Novas fronteiras se formaram, muitas vezes, apenas para desaparecer. Mas a persistência anã triunfou e as coisas começaram a se estabelecer.

O futuro dos anões é uma incógnitas. Os anões das montanhas tentam preservar a pureza de sua existência. Os anões das colinas tentam enriquecer e sobreviver. No Novo Milénio, tudo é possível!

Ecologia
A diferença entre os anões das colinas e os anões das montanhas é a ênfase que cada um deles dá para suas instituições e cultura. Para outras raças essas diferenças podem ser consideradas mínimas, mas para eles, suas sociedades são tão distantes como o céu é da terra. 

Não falta disciplina!
  • Anões das montanhas: Os anões das montanhas fazem a sede de seus reinos grandes e ricas montanhas. Eles esculpem suas fortalezas, palácios e salões na pedra, ligando suas cidades por emaranhados de túneis e minas. Não à toa, eles são famosos mineiros, ferreiros, artífices e engenheiros. A sociedade desses anões é rígida e isolacionistas. Ela é fortemente baseada nas tradições do passado, no culto ao Grande Ferreiro, ao Rei Profeta e aos ancestrais. O respeito e o cumprimento dessas tradições tem papel fundamental na vida anã.  

    A instituição mais poderosa dentro de sua sociedades são os clãs. Um reino dos anões das montanhas é formado quando vários clãs juram lealdade a um líder comum. Apenas as guildas são capazes de frear o poder dos clãs, visto que elas controlam e certificam todas as atividades exercidas. Mesmo assim, os clãs  mais poderosos são capazes de controlar guildas inteiras.


Um pouco menos de disciplina

  • Anões das Colinas: Os anões das colinas vivem em burgos sobre colinas, dentro de reinos humanos. Embora continuem se dedicando ao trabalho da mineração, eles não tem acesso aos vastos veios das montanhas e precisaram se adaptar a isso. Isso os levou a se destacarem como mercadores, joalheiros e jagunços. Eles lidam com mais frequência com estrangeiros e são por si só forasteiros. Devido a isso, eles costumam ser bem mais abertos que seus irmãos das montanhas. Sua disciplina e sociedade também são menos rígidas, sem muita preocupação com os clãs e tradições. A maioria cultua abertamente o Tri-Deus, sem preferência pelo aspecto do Grande Ferreiro.

    A maioria dos anões das colinas são descendentes daqueles que perderam seus reinos ou fugiram de alguma calamidade. Seus clãs costumam ser fracos e sem muita tradição. São as guildas exercem grande influência em suas sociedades. Os burgos anões são criados quando guildas se reúnem com algum objetivo comercial. Eles costumam ser independentes e muitos pagam impostos as nações humanas onde se situam. Burgos são liderados por um prefeito e não existe noção de nobreza... neles impera a praticidade e a vontade de sobrevivência. No entanto, muitos são os anões das colinas que ainda sonham em recuperar seus reinos e restaurar a glória de seus clãs.
É indispensável compreender a organização dos clãs estendidos e das guildas, para entender o funcionamento da sociedade anã. 

Os anões levam muito a sério sua ancestralidade. Um clã é um grupo de anões que traçam sua descendência até um ancestral comum no tempo da formação dos primeiros reinos. Essa instituição é formada por milhares de famílias espalhadas em vários reinos (por isso clãs estendidos). Um anão vive, trabalha e vai pra guerra junto ao seu clã. De fato, a primeira lealdade de um anão é para seu clã.

Escudo de clã

Os clãs anões geralmente nascem em torno de uma atividade, ou melhor, trabalho. Seja  mineração, cutelaria, construção, etc… É comum que seus membros trabalhem juntos e se aprimorem nessa atividade. Quando o grupo vai crescendo e se expandindo naturalmente surge alguém que procura ganhar a vida de forma diferente, assim novas atividades são adicionadas ao escopo da organização. Quanto menor o clã, mais dependente ele é dos outros. Quanto maior o clã, maior é a variedade de atividades que seus membros exercem. No entanto, eles sempre são reconhecidos por se especializarem em um ou dois ofícios principais. Eles também possuem função militar e mantém um ou mais regimentos que quando necessários vão a guerra. Os anões combatentes lutam usando as cores e os símbolos do seu clã e são chamados de anões firmes. Na sociedade anã existem milhares de clãs. Alguns prestigiados, outros, nem tanto… outros ainda... desapareceram da história, eliminados nas guerras e tribulações, por fracassarem com os anões ou mesmo por obra do destino. O prestígio de um clã anão é medido por sua idade, sua honra, suas habilidades, assim como suas riquezas e influência. 

Uma vida para o trabalho

A vida de um anão está intrinsicamente ligada ao seu clã. Ele aprende a trabalhar no clã, se casa com moças do clã, luta junto com o clã e presta respeito aos ancestrais de seu clã. A unidade dos clãs é tão forte que uma ofensa a um anão é na verdade uma ofensa a seus clãs e seus ancestrais. Anões sem clãs existem, eles são considerados párias e são a camada mais baixa da sociedade. A maioria deles, foram expulsos ou partiram por não se identificar com a vida de seus clãs. Esses últimos geralmente passam a vagar nos reinos dos homens… não a toa, os anões das montanhas enxergam com certo desdém seus irmãos das colinas. 

Casamento entre clãs, embora incomuns, existem, mas nesse caso, a esposa entra na clã do marido. Por sua vez, o clã do marido paga um dote para o clã da esposa. O surgimento de um novo clã é algo bastante raro. Geralmente isso se dá quando um antigo se desfaz ou anões desgarrados se unem. 

Guildas são associações de profissionais que realizam a mesma atividade. As guildas são responsável por regular e ensinar uma profissão. Elas são organizações autoritárias que dominam a vida anã, controlam o comércio, as finanças e o trabalho. Diferente dos clãs, a maioria das guildas atuam numa única região, mas formam uma grande rede de relações e rivalidades. As guildas são especialmente importantes para os anões das colinas. Elas controlam indiretamente seus burgos e são e foram responsáveis pela subsistência desse povo. "Um anão saudável pode perder tudo, mas sempre terá seu trabalho."  - Esse ditado se mostrou exato quando os anões fugidos deixaram as montanhas e se organizaram nas colinas ermas ou no território dos homens. 

Um outro tipo de instituição bastante influente na sociedade anã, principalmente entre os anões das montanhas, são as ordens religiosas.  Existem 3 ordens religiosas: a Ordem Sagrada, a Ordem dos Juízes e a Ordem das Runas.

Sacerdote anão

  • Ordem Sagrada: Responsável pelo culto do Grande Ferreiro, do Primeiro Rei, pela execução de rituais religiosos e pela legislação moral de seu povo. De todas as ordens, esta é considerada a mais importante. O culto ao Grande Ferreiro e ao Tri-Deus é a argamassa da identidade anã. Além disso, os clérigos da Ordem Sagrada estão ligados a Santa Igreja.
  • Ordem dos Juízes: Responsáveis por observar e zelar pelos costumes e tradições. Eles são historiadores, arqueólogos e possuem o poder para julgar questões mundanas, assim como os senhores anões. Uma de suas funções é escolher os Exemplos. Exemplos são anões do passado que devido a contribuições para seu povo são elevados a derradeiros modelos, semelhantes a santos. Eles alcançaram o grau máximo de prestígio dentro da sociedade anã.
  • Ordem das Runas: Formada por aqueles que são os verdadeiros detentores dos segredos rúnicos, eles são responsáveis por gerenciar e ensinar outros anões nessa arte. Os anões aprenderam a imprimir sua vontade no próprio cosmos, e fazem isso através das runas. Apesar de seu profundo respeito para com artefatos mágicos, esse é apenas o meio mais vulgar desta aplicação. A reverência pelas runas está incrustrada na vida comum desse povo. Os juramentos e a história anã é escrita no cosmos. As palavras pra eles, é sagrada! 

A persistência faz um anão

Alegoria/Moral
Anões são uma alegoria da persistência e como essa virtude pode se transformar num defeito... a teimosia.

Livros
Cores da Magia: Há quem diga que os anões são feitos de ferro, mas eu devo discordar. Com certas palavras mágicas o ferro pode enferrujar, esquentar e retorcer. Mas vá encantar um anão e você verá quão mais difícil é seu corpo se transformar e sua mente se dobrar.

Crônicas da Terra: E após centenas de anos de peregrinação, veio o último golpe, e finalmente a terra se abriu e revelou o céu azul e a luz do sol e a brisa passou em suas barbas e a picareta foi batizada de libertadora e desde então está guardada nos salões dos tesouros dos Quebrapedra.

Livro do Rancor: Que todo anão e anã que descende do primeiro rei, jure por sua barba e suas tranças, suas armas e suas ferramentas, que em sua vida, jamais esquecerão da traição dos seus irmãos [...]  Que as montanhas se esfarelem e o ouro perca sua cor, mas que a retribuição seja levada aqueles que abandonaram a chama que não se apaga pra forjar no fogo negro e na fumaça, aliados com as profundezas e com sangue em suas mãos [...]  E ninguém mas os chamem de anões, pois eles são duegares, os lambedores de cinzas.    

Rumores
Anões foram criados por um mago maligno como um protótipo menor dos gigantes.

Fome de ouro

Anões são capazes de viver para sempre desde que eles se alimentem de ouro, por isso eles gostam tanto desse mineral.

Anões sempre reivindicam itens mágicos como seus. Eles parecem acreditar que todo o item mágico é criação de sua raça e foi saqueado de seus tesouros em tempos imemoriais.

Anões são estéreis. Eles se reproduzem esculpindo uns aos outros na rocha e possuem prazer pseudo-sexual nesse trabalho.

Anões são meio-gárgulas por isso são tão resistentes. Quando dormem, eles se transformam em rocha.

Anões são obcecados em catalogar as coisas, cada anão conhece o nome de todos os outros!

Humanos são anões deformados de planetas de baixa gravidade.

Barba de anão é um ingrediente requisitado por alquimistas para criação de tônico capilar.

O real motivo dos anões odiarem os goblinoídes é que os pele-verdes copiam a tecnologia dos anões e as melhoram, tornando-as mais baratas e de fabricação mais rápida. 
 
Um anão é capaz de sentir cheiro de ouro. Seus narizes são apreciados por magistas como um importante ingrediente para magias de detecção de minerais.

Frutinhas... huehuehue!

Anões são sexualmente frustrados porque suas mulheres são barbudas.

Anões comem ouro, se você matar um, sua barriga estará cheia de moedas!

Todo anão é alcoólatra desde cedo, o seio de uma anã, ao invés de leite, sai cerveja.

Anões na verdade são humanos que foram dominados por barbas simbiontes alienígenas.

Anões derretem em lama quando morrem.

Pior que o olhar da medusa é o mau olhado de um anão!

Contemplem!!!

Anões como Raça
Anões são seres robustos e atarracados que demonstram grande fortitude e conservam com carinho suas barbas. O povo anão é orgulhoso, leal e honrado. Eles desenvolvem suas cidades no topo de colinas ou dentro de montanhas. Fascinados por trabalho manual, pedras preciosas e ouro, os anões possuem grande aptidão como mineradores, ourives e metalúrgicos. Os anões são ferozes contra seus inimigos e contra sua comida, A maldição do povo anão é seu fascínio por ouro. Sempre que um anão se depara com ouro e pedras preciosos ele é tomado por uma imensa ganância que pode colocá-lo em diversos apuros.

Alinhamento
Qualquer

Atributos Min e Max
20 em Constituição, 5 em Carisma

Ajuste de Habilidades
+2 em Constituição, -2 em Carisma

Robusto
Os anões se assemelham a pedras, eles são baixos, atarracados, além de musculosos devido a uma vida de trabalho duro. Os anões possuem apenas 6 metros de deslocamento, no entanto, seu deslocamento não é reduzido devido a armadura pesada. Além disso, devido a seu tamanho, os anões sentem dificuldade em utilizar armas compridas. Os anões não recebem proficiência em armas como: espada bastarda, espada de duas mãos, lança longa, alabarda, bisarma, glaive e arco longo.

Visão no Escuro
Eras escavando abaixo da terra concederam aos anões a habilidade de enxergarem na escuridão profunda. Essa habilidade não garante visibilidade total. Um anão no escuro recebe penalidade de -4 nos testes de percepção.

Resistência a Veneno e a Doenças
Os anões possuem uma grande fortitude interna. Venenos e doenças que poderiam derrubar um humano comum são mais difíceis de afetar um anão. Os anões recebem +2 de bônus racial em testes de fortitude contra venenos e doenças.

Rejeição à Magia
Os anões possuem um bloqueio natural contra magias arcanas. O anão recebe +2 em testes de resistência de Fortitude e Vontade contra magias que tentam afetar diretamente seu corpo ou mente (encantamento, transmutação, necromancia, etc). No entanto, o anão não recebe nenhuma vantagem contra magias que não agem diretamente sobre ele, como ilusões ou evocações. Magias como constrição, bola de fogo, ou ilusão, afetam normalmente o anão. Em adição, os anões possuem grandes limitações em manipular forças mágicas, eles não podem se tornar místicos, magos, ou sacerdotes que não sigam o caminho da magia branca.

Treinamento com Armas
A arma favorita na sociedade anã é o machado, os anões treinam desde jovens com o machado. Independente da classe, os anões recebem proficiência com o machado. Caso a classe do anão já conceda proficiência, o anão recebe os benefícios da habilidade foco em arma.

Ligação com Pedras
Os anões passam grande parte de suas vidas cavando, minerando, lapidando, forjando e empilhando pedras. Devido a isso os anões recebem proficiência em uma das seguintes competências: ofício, labor ou comércio, desde que envolva trabalho com pedras, metais ou joias. Em adição, anões recebem +2 em todos os testes de competências relacionados com pedras e metais.

Familiaridade com Cavernas
Os anões são naturais do subterrâneo, percorrer minas abaixo de montanhas e colinas é normal para os anões. Os anões recebem proficiência em exploração desde que envolva cavernas, túneis, minas e subterrâneo. Em adição, caso a classe do anão já receba a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em exploração. Além disso, os anões mantém a velocidade normal se locomovendo em cavernas ou túneis estreitos. 

Origem
Os anões se dividem de acordo com suas origens. Escolha um:
  • Anões das Colinas: Descendentes de anões que foram separados de seus lares nas montanhas devido a calamidades ou guerras. Anões das colinas perderam parte da disciplina e o zelo das tradições de seu povo e se dedicam a lutar e se adaptar como forasteiros.
    Ajustes de Habilidade:+1 em Força, +1 em Inteligência
    Tenacidade: Anões da colina continuam lutando abaixo de 0 PV. Usar essa habilidade custa 1 PP. 
  • Anões das Montanhas: Anões que vivem enfurnados em seus reinos dentro de montanhas. Eles são orgulhosos, excessivamente disciplinados e zelam por suas tradições e costumes.
    Ajustes de Habilidade: +2 em Sabedoria
    Treinamento Defensivo: Anões da montanha recebem +1 de bônus de esquiva na CA. 

Animosidade com Elfos
A diferença entre as personalidades dos elfos e dos anões já geraram eras de desentendimentos, conflitos e até guerras. Os anões não confiam em elfos que não lhes sejam próximos. Devido a isso, os anões sofrem -2 de penalidade em todos os testes de diplomacia e blefe contra elfos.

Aversão a Água
Os anões são seres da terra, eles não estão acostumados com navegações sobre a água. Os anões recebem -2 de penalidade no ataque, testes de resistência e testes de competências sempre que eles estiverem sobre ou abaixo da água.

Fascínio por Ouro
Sempre que um anão conscientemente perde a oportunidade de obter ouro ou pedras preciosas ele perde 1 PP.

Caráter Ordeiro
Os anões gostam de ordem por natureza. Anões caóticos começam o jogo com -1 PP máximo.

Classes Típicas
Homens de armas, ladrões e clérigo


[Cenário] Guia Estranho das Ruínas Anãs


 CONTEMPLEM!!! O GUIA ESTRANHO DAS RUÍNAS ANÃS!!!
Quando as coisas não dão certo!


Ao longo da historia anã, muito foi construído e muito foi perdido. Enterradas sobre terra e pedra as ruínas anãs guardam tesouros inimagináveis.


Uraz-Dor
A Montanha da Desonra e a coroa das Montanhas do Caos. O segundo reino criado após os anões finalmente voltarem a superfície. Uraz-Dor era conhecida como a montanha dourada devido as suas imensas fornalhas de ouro. No entanto, seus governantes foram seduzidos pelos Poderes Sombrios e traíram seu povo. Hoje Uraz-Dor é um reino duegar imensamente odiado pelos anões.


Montanhas Infernais

As Montanhas do Caos
As Montanhas do Caos são formadas por vários reinos de duegares que pela disposição mágica da geografia de Amalgo, cercam Uraz-Dor. Mas, entre os reinos duegares, 3 deles se destacam por ser antigos reinos anões: Mira-Dor, Gova-Dor e Bolrur-Dor.

Mira-Dor, Gova-Dor e Bolrur-Dor, outrora grandes reinos anões, caíram sobre  o julgo dos Pooderes Sombrios. Em Mira-Dor, os anões cavaram fundo demais e abriram as portas do Grande Abismo. Um demonologista anão trouxe a perdição de Gova-Dor. Enquanto um assalto de duegares e ratonatos conquistou Bolru-Dor. 

Luvia-Braz
O berço dos anões, de onde Dorfain e seus seguidores deixaram o subterrâneo. Hoje os rumores contam que a primeira cidadela foi dominada por aberrações do escuro e os nibelungos que ali vivem não passam de escravos.

Turs do Leste
Ao chegarem na superfície os anões se expandiram entrando em contato com homens e elfos. Por infelicidade, existem homens malignos e elfos negros. Sabe-se que as colônias anões do leste foram escravizadas o que sobrou delas é um mistério a ser revelado pela vingança.

Desafiando a gravidade

Alba-Dor
Dos cosmos-cristais, os anões obteram a essência anti-gravidade para abastecer os poderosos motores de Alba-Dor. Logo, Alba-Dor flutuava nos céus do Planeta Sopa. Mas o ciúme levou Zafir tramar contra o reino voador anão e a tragédia de Alba-Dor veio quando feiticeiros manipularam dragões contra o reino. O paradeiro de Alba-Dor é desconhecido, mas muitos historiadores anões buscam suas ruínas.

Mogogrimar e Voldurão
Quando os anões alcançaram a superfície, os Marechais do Terror estavam em plena decadência, o que lhe levou a vitória e mais vitórias contra os orcos. Infelizmente, as vitórias do passado levaram os anões a subestimarem o povo verde. Quando Mogogue, o Canibal ressurgiu com uma nova horda-verde, os anões foram pegos desprevenidos e dois de seus mais antigos reinos se perderam para mão dos orcos. 

Borea-Dor
Chamadas de Ruínas da Traição, Borea-Dor foi um próspero reino anão que entrou em guerra com Erisã. Os elfos invocaram todo poder de sua nave colmeia para derrubar a montanha sobre si mesma. Relatos contam histórias de que agora Borea-Dor é ocupada por mortos-vivos que odeiam a todos (inclusive outros anões). 

Fortalezas nunca são demais

Os Picos Congelados
Ao redor de Tormo-Dor, muitas fortalezas anões foram erguidas e perdidas na guerra constante contra os gigantes de gelo. Na região chamada de Picos Congelados existe verdadeiros cemitérios de fortalezas anãs e gigantes.

Garel-Jaz
Os registros relatam um posto avançado anão no centro da terra, onde os grandes répteis reinam insolentes. Por algum motivo o contato com Garel-Jaz cessou e todas as expedições enviadas para restabelecer o contato jamais retornaram.

Naluz-Jaz
As lendas falam de um antigo reino anão sub-aquático, onde o povo robusto se locomovia em cilindros de ferro abastecidos com ar e vestiam armaduras que permitiam a respiração abaixo da água. A tecnologia para tal se perdeu na história.

Outrora resplandecentes

A Grande Sub-Rota
Em sua era de ouro os anões usaram suas runas e o poder do cosmomoto pa criar uma rede de rotas e portais subterrâneos capaz de cruzar todo o mundo e interligar rapidamente todos os reinos. No entanto, muitas dessas rotas foram perdidas para goblins e ratonatos.

O Legado
Os anões chamam de Legado todas as ruínas antes do cosmomoto. A maioria dessas ruínas remontam aos tesouros, tecnologia e magia do planeta Goro.

Boram-Dor
De todas as lendas dos anões sobre o Mundo Perdido, Boram-Dor sem dúvida é a maior. Boram-Dor, a Montanha-Fortaleza, lar de incontáveis tesouros, construída para ser a principal defesa contra o Linche das Estrelas. 

Hoje, esse requíscio do passado é uma montanha solitária e isolada, dentro do império mamete, onde descansa ninguém menos que a mãe de todos os dragões.

[Novo Monstro] Guia Estranho dos Anões

 

CONTEMPLEM!!! GUIA ESTRANHO DOS ANÕES!!!

Anões em muitos sabores


O povo anão se dividiu em várias sub-raças no decorrer de sua história. O principal fator fator para tal divisão é bem claro. As escolhas cósmicas que os anões tiveram que fazer. 


Os anões do bem!


Anões da Alvorada (Dorfains)

Os anões comuns, também chamados de anões da alvorada. Eles são os descendentes daqueles que seguiram Dorfaim, o Rei Profeta e aceitaram a divindade do Grande Ferreiro. 

Diferente das outras raças de anões, os dorfains apreciam a luz do sol e jamais fazem seus reinos no subterrâneo profundo. 

Os dorfains fazem parte da União da Alvorada e se dividem em 2 grupos: os doraval e os turaval.


Mais metal e mais disciplina


Anões das Montanhas (Doraval)

Os doraval são aqueles que continuam a viver em reinos anões cavados em montanhas. Eles seguem um rígido código social, observam tradições milenares e cultuam principalmente o Grande Ferreiro. 

Os doraval costumam ser orgulhosos e isolacionista. São famosos mineiros, ferreiros, artífices e mestres de runas e sonham em reconquistar seus tesouros perdidos no passado. 


Mais vigor e mais aventura

Anões das Colinas (Turaval)

Os turaval são chamados de anões das colinas ou das colônias. São anões que estão bem dentro dos reinos humanos, vivendo geralmente em burgos em cima de colinas. 

Os turaval costumam ser mais abertos que seus irmãos das montanhas. Sua disciplina e sociedade também é menos rígida, sem muita preocupação com os clãns e tradições. A maioria cultua abertamente o Tri-Deus, sem preferência pelo aspecto do Grande Ferreiro.

Apesar de muitos turaval serem descendentes de desbravadores e grandes mercadores anões do segundo milênio, muitos também são descendentes de refugiados de reinos perdidos ou de clãs falidos, desfeitos ou desonrados.

Embora todo anão, possuírem apreço pela mineração e metalurgia, suas principais atividades costumam ser o comércio e o artesanato. Eles dão ótimos mercadores, joalheiros e jagunços. 

Devido tudo isso, é comum os doraval menosprezarem seus irmãos das colinas, muitas vezes gerando atrito. 


A la goblins


Anões da Sarjeta (Gules)

Vivendo em lixões e aterros e tentando evitar a luz do sol, os gules são uma paródia goblinescas dos anões da alvorada.

Gules são anões mais altos e magros, geralmente bitolados incapazes de disciplina e mesmo de trabalhar num ofício. São anões quebrados que rejeitaram a sociedade e o Tri-Deus e agora o que lhes resta é a sarjeta.


Apague a luz


Anões das Profundezas (Nibelungos)

Nem todos os anões aceitaram a palavra de Dorfaim e seguiram para a superfície encontrar a luz do sol. Muitos continuaram com seus hábitos antigos em cidades subterrâneas submersas na escuridão. Esses são os nibelungos.

Os nibelungos são anões que vivem no subterrâneo profundo e odeiam a luz. Eles costumam possuir a pele acinzentada e são menores, mais ágeis e menos robustos  que seus primos da alvorada.

A sociedade dos nibelungos carece da disciplina e rígida moral dos anões. Nibelungos costumam ser gananciosos e traiçoeiros e ninguém gosta de negociar com eles.


Meio elemental


Anões da Rocha (Geonins)

Os mais alienígenas dos anões. Geonins são anões de pele rochosa, alguns possuem pele de metais ou cristais. 

Enquanto alguns anões seguiram Dorfain para a superfície, outros preferiram seguir seus destinos nas profundezas, um terceiro grupo já havia feito pacto com Senhores Elementais para sua proteção. Esse são os geonins.

Existe pouco contato entre os anões da alvorada e os geonins… mas o que pode ser observado é que os geonins carecem de personalidade, muitas vezes  obedecendo cegamente desígnios maiores. Suspeita-se que esse foi o sacrifício necessário para obter os favores dos mestres elementais.


Os do mal


Anões Sombrios (Duegares)

Duegares são anões malignos que se envolveram com os Poderes Sombrios. Alguns traíram o Grande Ferreiro, outros fizeram pactos com as trevas antes mesmo do surgimento de Dorfaim. 

Duegares costumam ter pele bronzeadas, os mais poderosos deles podem criar chifres e barbas de fogo. Eles dominam os segredos da metalurgia, mineração e das runas negras e antagonizam os anões da alvorada.

Anões sombrios foram responsáveis pela queda de mais de um reino dos anões da alvorada. Anões sombrios e da alvorada são inimigos mortais.  


Misterioso anão da selva


Anões Selvagens (Piganões)

Não se sabe a origem dos piganões, apenas que eles vivem em cavernas em terras ermas e cultuam os poderes da natureza. Os piganões são menores, mais brutos e mais ágeis que seus primos. Diferente dos outros anões, eles possuem tecnologia rudimentar, suas armas são de pedra e madeira e quando não andam nus, vestem peles.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

[Cenário] Guia Estranho do Vocabulário Anão

 

CONTEMPLEM!!! O GUIA ESTRANHO DO VOCABULÁRIO ANÃO!!!

O rúnico

A cultura anã é rica e o povo anão sabe valorizá-la. Várias palavras do rúnico foram absorvidas pelo Amalgo Comum e mesmo tradições anões acabaram entrando na cultura amalgoense.

O Nome de um Anão
Os anões levam a sério seus nomes e seus títulos! 

Os anões costumam ser batizados com um único nome. O nome próprio anão costumeiramente acaba com r, l ou m. Por exemplo: Volmar, Bogul, Tormisom.  Já, o último nome do anão é o nome do seu clã. Um jovem anão se apresentaria como: Volmar Guardaouro. 

Além disso, os anões possuem a tradição do nome do meio. Nenhum anão recebe um nome do meio ao nascer. É a comunidade que irá conceder o nome do meio ao anão em algum momento de sua vida. O nome do meio geralmente representa algum feito importante, habilidade ou característica predominante do anão. Um anão que recebe um nome do meio é chamado de anão nomeado e isso é sinal de maturidade e prestígio. Um exemplo de anão nomeado seria: Volmar Mataelfos Guardaouro.

Por fim, antecedendo o nome próprio, os anões costumam listar seus títulos. Por exemplo: teine, mineiro-chefe, engenheiro-mor, etc. 

Um prestigiado anão irá acumular títulos e nomes do meio, por exemplo: Teine Conta-moedas Volmar Mataelfos de Sorrisorico dos Guardaouros. 

Nomes Militares
Eis uma lista dos principais nomes rúnicos de cunho militar:
  • Teine: Título de comando anão. Um anão nomeado, líder de uma divisão de combate de um clã.
  • Axe: Machado.
  • Quogue: Escudo
  • Pole: Lança

Nomes Geográficos
Eis uma lista dos principais nomes rúnicos de cunho geográ:
  • Goro: Mundo
  • Dor: Possui o significado de montanha e ao mesmo tempo de reino e lar. Os nome dos grandes reinos anões sempre antecede a palavra Dor. Quando traduzido para o Amalgo comum, costumasse mesclar os nomes do reino com dor, unindo a palavra com n. Por exemplo: Dorfa-Dor em Amalgo se torna Dorfandor. 
  • Grar: Significa montanha, mas uma montanha não ocupada por ninguém.
  • Braz: Fortaleza
  • Tur: Significa cidade e colônia. Extensão de um reino.
  • Jaz: Significa posto. Geralmente uma pequena fortificação.


domingo, 17 de janeiro de 2021

[Cenário] Guia Estranho dos Clãs Anões


CONTEMPLEM!!! O GUIA ESTRANHO DOS CLÃS ANÕES!!!
Escolha sua facção!

Os anões levam muito a sério sua ancestralidade. Um clã é um grupo de anões que traçam sua descendência até um ancestral comum no tempo da formação dos primeiros reinos. Essa instituição é formada por milhares de famílias espalhadas em vários reinos (por isso clãs estendidos). Um anão vive, trabalha e vai pra guerra junto ao seu clã. De fato, a primeira lealdade de um anão é para seu clã.

Um reino anão se forma quando vários clãs juram lealdade a um líder comum. Isso demonstra o quanto poderosa é essa instituição dentro da sociedade. Apenas as guildas são capazes de regular os clãs visto que elas controlam e certificam todas as atividades exercidas… embora, aqueles mais poderosos sejam capazes de influenciar mesmo guildas inteiras.

Os clãs anões geralmente nascem em torno de uma atividade, ou melhor, trabalho. Seja  mineração, cutelaria, construção, etc… É comum que seus membros trabalhem juntos e se aprimorem nessa atividade. Quando o grupo vai crescendo e se expandindo naturalmente surge alguém que procura ganhar a vida de forma diferente, assim novas atividades são adicionadas ao escopo da organização. Quanto menor o clã, mais dependente ele é dos outros. Quanto maior o clã, maior é a variedade de atividades que seus membros exercem. No entanto, eles sempre são reconhecidos por se especializarem em um ou dois trabalhos principais.

Os clãs também possuem função militar. Eles mantém um ou mais regimentos que quando necessários vão a guerra. Os anões combatentes lutam usando as cores e os símbolos do seu clã e seus regimentos formam a unidade dos Anões Firmes.

A vida de um anão está intrinsicamente ligada ao seu clã. Ele aprende a trabalhar no clã, se casa com moças do clã, luta junto com o clã e presta respeito aos ancestrais de seu clã. A unidade dos clãs é tão forte que uma ofensa a um anão é na verdade uma ofensa a seus clãs e seus ancestrais.

O surgimento de um novo clã é algo bastante raro. Geralmente isso se dá quando um antigo se desfaz ou anões desgarrados se unem. Casamento entre clãs, embora incomuns, existem, mas nesse caso, a esposa entra na clã do marido. Por sua vez, o clã do marido paga um dote para o clã da esposa.

Anões sem clãs existem, eles são considerados párias e são a camada mais baixa da sociedade. A maioria deles, foram expulsos ou partiram por não se identificar com a vida de seus clãs. Esses últimos geralmente passam a vagar nos reinos dos homens… não a toa, os anões das montanhas enxergam com certo desdém seus irmãos das colinas.

Na sociedade anã existem milhares de clãs. Alguns prestigiados, outros, ne tanto… outros ainda... desapareceram da história, eliminados nas guerras e tribulações, por fracassarem com os anões ou mesmo por obra do destino. O prestígio de um clã anão é medido por sua idade, sua honra, suas habilidades, assim como suas riquezas e influência. Os principais clãs anões são:

Sábios anões

Jurasforte
Sem dúvida o mais prestigiado e respeitado clã anão. O clã remete a Anvol Jurasforte, considerado o mais leal discípulo de Dorfaim. Não à toa, os Jurasforte tem forte tradição de sacerdotes e juízes.

Seu estandarte é um quadriculado dourado sobre branco, suas cores são  o ouro e o branco.

Famosos avarentos

Guardaouro
Descendentes de Grobal Guardaouro, fundador de Balma-Tur. Entre todos os clãs anões, o Guardaouro é o mais rico, controlando várias guildas comerciais. Eles também são conhecidos pelo forte investimento nas guardas das cidades. É comum a aliança entre a guarda e as guildas de mercadores (isso inclui a guarda dourada).

Seu estandarte é uma chave dourada em fundo preto. Suas cores são o preto e o dourado.

Morovar

Sangueardente
Criado a partir dos remanescentes da tragédia de Uraz-Dor.  Seu fundador é Morovar Sangueardente, que também criou a fortaleza do remorso e sua tradição. Os Sangueardente juraram retomar Uraz-Dor e desde então, sempre o segundo filho homem é enviado para Daral-Braz afim de se tornar um moicano vermelho.

Seu estandarte é um cálice dourado retendo uma chama sobre fundo vermelho. Suas cores são vermelho e dourado.

A especialidade anã

Quebrapedras
O maior e talvez o mais importante dos grandes clãs para a sociedade anã. Os  Quebrapedras são um clã de mineiros e construtores que remetem a Voim Quebrapedras líder da guilda dos mineiros na época da construção da Grande Sub-Rota, estrada subterrânea que uniu as principais montanhas anãs.

Seu estandarte são 1 picareta e um martelo cruzadas sobre fundo quadriculado, roxo e branco. Suas cores são o roxo, branco e prata.

A famosa engenharia anã

Carrancanegra
Os anões desse clã, são considerados os mais inteligentes e carrancudos dentro todos os outros. Eles possuem como ocupação principal as mais diversas disciplinas de engenharia, justificando suas carrancas. Traçam sua origem ao renomado Pangol Carrancanegra, engenheiro chefe de Alba-Dor.

Seu estandarte é uma carranca de anão prateada sobre fundo negro, cores são prata e negro. 

Borglim

Grandesbuchos
Um clã humilde, porém muito amado, detentor de um dos maiores segredos da raça anã. Formado por cervejeiros, cozinheiros e fazendeiros, a origem desse clã remonta ao herói beberrão Borglim Grandebucho, criador da suprema receita das cervejas místicas. 

Seu estante é uma caneca de cerveja espumante, cercada por uma coroa de favos de cerva sobre fundo verde. Suas cores são o verde, o castanho, e o branco.

Alados em sentido literal

Machadoalados
O mais novo dos grandes clãs, remete a Estor Machadoalado, fundador de Higi-Dor. O clã ainda está a criar sua reputação, mas tem para sua vantagem o governo de Higi-Dor.

Seu estandarte é um machado alado prateado sobre fundo quadriculado branco e verde. Suas cores são o prata, o branco e o verde.

Famosa força anã

Bateferro 
Famoso por sua marcialidade e por suas contribuições militares, esse clã traça sua ancestralidade a Cazomir Bateferro, comandante do exército anão contra os Marechais do Terror. Os Bateferro são o clã no governo de Tormo-Dor.

Seu estandarte são dois machados dourados cruzados, sobre fundo quadriculado, vermelho e branco. Suas cores são ouro, vermelho e branco.

Trabalho minucioso

Dedoscerteiro
Clã de artesões, hábeis em trabalho minucioso. Também famoso por sua produção de bestas e treinamento de besteiros. Traçam sua origem para Falomir Dedocerteiro, que remendou a Lutia, grande joia herança de Dorfaim.

Seu estandarte é uma mão estilizada em arabescos vermelhos, em fundo branco com contorno verde. Suas cores são o branco, o vermelho e o verde.

Magia rúnica!

Portaraios
Tradicional clã de mestre de runas, traça sua origem a Nolgum Portaraios, criador da runa do trovão e idealizador da Ordem das Runas.

Seu estandarte são 2 raios dourados cruzados sobre fundo quadriculado branco e azul. Suas cores são ouro, branco e azul.  

Bons ferreiros

Bigorneiros
Maior clã de ferreiros e forjadores, possui muita influência, além de dinheiro na sociedade anã. Descendem do barão magnata Rulfir Bigorneiro, nome chave na construção da indústria siderúrgica anã.

Seu estandarte é uma bigorna dourada sobre fundo verde. Suas cores são ouro e verde.

Descendentes de Dorfaim

Barbasbrancas
Atual clã a governar Dorfa-Dor, famoso por sua justiça e diplomacia. Traçam sua origem a Utol Barbabranca, primo distante de Dorfaim. 

Seu estandarte é um rosto anão branco sobre fundo prata, suas cores são branco e prata.

domingo, 10 de janeiro de 2021

[Cenário] Goro-Dor - O Império de Pedra


CONTEMPLEM!!! GORO-DOR - O IMPÉRIO DE PEDRA!!!
Bem vindo, ao mundo anão!

Estandarte: Segue o estandarte de Goro-Dor, reivindicado pelos anões e de seus principais reinos: 
  • Goro-Dor: Martelo branco, coroado por uma auréola de raios de sol também branca, sobre flâmula cinza.
  • Dorfa-Dor: 5 triângulos brancos sobre flâmula azul. 4 dos triângulos são pequenos localizados em cada ponta da bandeira. Um triângulo maior centralizado.
  • Belga-Dor: Uma picareta e um martelo cruzados sobre uma engrenagem. Todos os objetos cinzas, sobre fundo vermelho.
  • Higi-Dor: Um machado alado cinza, sobre fundo quadriculado, verde e vermelho.
  • Malar-Dor: Uma bigorna dourada, sobre flâmula branca.
  • Tormo-Dor: Um escudo prateado, com rosto de anão desenhado, sobre flâmula negra. 
  
O Rei-Profeta Dorfaim

HistóriaAs inexpugnáveis fortalezas anões, aquelas que resistiram a 1001 batalhas, aqueles jamais maculadas pelo toque do inimigo… vieram todas a desmoronar, no alvorecer da nova era. O que legiões e hordas de inimigos, maquinário atroz e magias terríveis foram incapazes de fazer, o cosmomoto fez num piscar de olhos. Desabamentos, terremotos, erupções vulcânicas, o desfazer da própria matéria, levou a baixo a glória dos antigos reinos anões.

O início da Era do Cosmomoto foi terrível para os anões. Suas principais fortalezas destruídas, suas montanhas desabadas, seu povo subterrado e caçado pelos orcos de Voldur que aproveitando o caos cósmico avançavam. Pouco restou para os sobreviventes do povo anão fazer, a não ser, cavar fundo e se esconder.

No escuro do subterrâneo os anões se depararam com muitos perigos… orcos que cavavam fundo, trolos que viviam nas cavernas, as crias da Mãe Aranha, aberrações adormecidas e muitos… muitos ratos!

Milhares de anos se passaram e os anões permaneceram entocados no escuro e esquecidos da luz do sol, até o surgimento de Dorfaim, o Novo Primeiro Rei, o Rei Profeta, que recordando os segredos do Grande Ferreiro, reensina ao seu povo as artes das runas e os guia novamente para superfície e acima disso… a um caminho de honra e tradição.

Dorfa-Dor foi o primeiro reino dos novos anões, fundado pelo próprio Dorfaim. O orgulhoso reino é protegido pelas runas do primeiro rei cravadas nos pilares que sustenta seu teto. Segundo a profecia, enquanto as runas brilharem o reino permanecerá anão… Milênios desde sua criação, Dorfa-Dor ainda resiste a força do tempo e os anões se espalharam para outras montanhas onde lutam a fim de recuperar a glória do passado.

Dorfa-Dor é considerada a joia dos anões, modelo de reino perfeito, mas sua jovialidade já passou varrida por inúmeras guerras contra orcos, praga-ratos, elfos e mais orcos… Agora o semblante de Dorfa-Dor é austero e carrancudo, como o semblante de um anão maduro e muitos são os que consideram o reino em seu auge. No entanto… as runas… parecem se apagar!

Funciona a base de clãs e guildas.

- Sociedade: Goro é a tradução rúnica para mundo, Dor é a tradução para montanha. Goro-Dor, o mundo das montanhas é um nome apropriado. Ele se refere ao império anão no Espinhaço, a grande cordilheira que cruza todo Amalgo e que sua extensão é desconhecida. Os anões se consideram os senhores do Espinhaço, eles espalharam seus reinos por essas montanhas e conforme as lendas dizem,  através de suas rotas perdidas é possível chegar em qualquer terra conhecida ou desconhecido. Seja como for, só podemos tratar dos principais reinos anões:
  • Dorfa-Dor: Primeiro reino anão, fundado na montanha de Evarbum. Dorfa-Dor é famoso pelos seus grandes salões, sua enorme forja e suas minas inesgotáveis de ferro. O orgulho de suas conquistas e o poder do ouro parece escantear as tradições do passado.
    • Balma-Tur: Situada em colinas no Império Magno. Balma-Zur goza de ser a embaixada anã nas terras dos homens. É uma importante e rica cidade comercial e principal posto diplomático entre os anões e a União da Alvorada.
    • Ataris-Braz: Fortaleza penal situada na floresta de Erisã. É um importante ponto estratégico deixando sempre os elfos em xeque e explorando preciosa madeira.
    • Niber-Braz: Chamada de fortaleza sombria, é o posto anão mais profunda de Dorfa-Dor. Sempre bem guarnecida contra ameaças, além de ser ponto comercial com anões das profundezas.
    • Calaga-Tur: Calaga-Tur goza do privilégio de ser a a única colônia costeira dos anões. Importante cidade portuária, é um rico centro comercial e guarda a pequena e desengonçada marinha anã.  
  • Belga-Dor: Ao sul do de Dorfa-Dor, se encontra o ostentoso reino anão de Belga, cuja as guildas gozam da reputação de serem as mais hábeis de todo o povo. Seus cervejeiros, construtores e engenheiros são renomados em todo mundo anão. Muitas são as lendas das maravilhas que saíram de Belga-Dor.
    • Pomar-Braz: A fábrica fortaleza de Belga. A maior fortaleza do mundo anão e talvez o coração de todo o povo. As suas enormes manufaturas já provaram seu valor mais de uma vez abastecendo os exércitos dos anões em várias guerras.  
    • Dazam-Tur: Colônia paradisíaca num desfiladeiro próximo. Local de grande renome e de difícil acesso para o mundo comum. Habitado pelos mais famosos artesões e mestres anões. 
    • Morai-Jaz: Rumores indicam a existência deste posto secreto. Nele afirma-se ser é produzido os famosos trovejadores (morteiros) e sua munição, arma chave da máquina de guerra anã. Poucos sabem como chegar a Morai-Jaz, dizem que só existe um acesso e esse parte de algum lugar de Pomar-Braz. 

      Piratas do Céu
  • Higi-Dor: No extremo sul da cordilheira, reina a montanha de Higi, que segundo as lendas foi fundada por “corajosos aventureiros”. A maioria dos historiadores anões, consideram esses corajosos aventureiros, oportunistas anões sem clãs, ou melhor… anões exilados. Seja como for, os ancestrais de Higi fundaram seus próprios clãs.
    O povo de Higi não goza de boa reputação entre os anões de outros reinos. Seus clãs não tem tradição, sua origem não tem honra e eles possuem fama de rudes e indisciplinados.
    • Grifim-Braz: A famosa fortaleza do grifo, situada no ponto mais alto da montanha de Higi. É o lar dos Corsários Voadores, um grupo de piratas anões que montam em grifos.
    • Tamol-Jaz: Posto avançado na floresta do sangue, território dos elfos negros. Um ótimo local para se forjar guerreiros avançados.
  • Malar-Dor: Reino ao norte de Dorfa-Dor, centro da cultura anã. Nele se encontra a sede máxima da Ordem dos Juízes e da Ordem das Runas.
    • Omas-Tur: Colônia academia, nela se encontram várias guildas que compartilham conhecimento e acima de tudo estudam segredos ensinados pela Ordem das Runas.
    • Jareque-Braz: A fortaleza dos juízes. Centro de formação e sede administrativa da ordem no mundo anão.

      Lar dos Moicanos Vermelhos
  • Tormo-Dor: Terceiro mais antigo reino anão. Tormo-Dor, conhecido como o reino separado é o único reino anão cuja a fundação não tem relação com Dorfa-Dor. Segundo suas lendas, Tormadum, o fundador do reino, era um dos senhores da guerra de Durfaim que separando-se do grupo do rei-profeta devido a uma empecilhos, vagou perdido  a superfície no extremo norte. Os anões de Tormo-Dor se orgulham de sua origem desbravadora, resiliente e guerreira que faz jus ao seu passado.
    • Quague-Braz: A fortaleza do escudo, onde são treinados os escudos sombrios, poderosa tropa de choque anã, blindados de aço dos pés a cabeça.
    • Daral-Braz: A fortaleza do remorso, reduto dos anões desonrados ou que sofreram perdas trágicas em suas histórias. Eles vão a Morum-Braz fazer um pacto de morte, onde juram morrer em batalha, defendendo a raça anã. Esses anões são chamados de moicanos vermelhos e conhecidos por sua sede de sangue e fúria em batalha. Eles raspam o cabelo, deixando apenas uma crista ostentosa e tingem o cabelo e barba de vermelho para chamar atenção dos inimigos. Costumam usar pouca ou nenhuma armadura em combate e tatuar runas de dor e morte em seu corpo. 

Um punhado de reis...

Governo: As principais lideranças dos reinos anões são:
  • Dorfa-Dor: Belfaim Barbabrava, sua genealogia remete a um primo distante de Dorfaim. Ele é considerado o imperador anão, pois todos os outros reis o devem vassalagem, no entanto, é prática entre os anões que os reinos sejam independentes, sendo interferência apenas em casos extremos. O governo de Belfaim é estável e próspero embora ele goste de eventualmente realizar algum empreendimento arriscado.
  • Belga-Dor: Erul Barrilardente, é o rei é puramente simbólico, a real liderança é exercida pelo conselho dos clãs e guildas.
  • Higi-Dor: Rolgar Alado, príncipe corsário herdeiro de Higi. A prática da pirataria parece ser sua maior ocupação.
  • Malar-Dor: Governada pela Ordem dos Juízes desde do fim da linhagem de Tirpe Dedosmágicos. Atualmente, o grão juíz Bolgum Voztrovão é o regente do reino.
  • Tormo-Dor: Urdim Barbagrisalha é o rei ancião de Tormo-Dor, sua velhice parece ainda não afetar seu julgamento que continua tão áspero como sempre.

Anões sabem rezar.

- ReligiãoOs anões possuem um complexo sistema religioso com várias camadas de culto.

O culto mais importante para o povo anão é referente ao Tri-Deus, ou melhor, a faceta do Grande Ferreiro. Os anões adoram unicamente e obrigatoriamente ao Grande Ferreiro. É o culto ao Grande Ferreiro que une e identifica a raça anã, literalmente… pois ao longo de sua história, o povo anão se dividiu em várias sub-raças mediante as suas escolhas religiosas.

Os segundo culto mais importante para os anões é referente a Dorfaim. Dorfaim, o Rei-Profeta, apesar de não ser adorado como uma divindade é reverenciado como modelo de todo anão. 

O culto ao Grande Ferreiro e a Dorfaim formam a religião pública seguida por todos os anões. No entanto, a sociedade anã abrange cultos mais restritos e particulares, como o culto aos exemplos e aos ancestrais.

Honra aos Exemplos!

Os Exemplos são grandes anões que após sua morte são elevados a lugares de honra na sociedade. Eles são considerados modelos a serem seguidos em determinada área e grandes contribuidores para o bem-estar do povo. Ser elevado a um Exemplo é o grau máximo de prestígio que um anão pode obter. Ruas e construções são nomeadas com seus nomes. Livros são escritos para registrar suas vidas pela eternidade. Estátuas ou mesmo templos são erguidos em honra deles. Em geral, o culto aos Exemplos é mantido por clãs e guildas e possui caráter coletivo, mas não obrigatório.

É comum um anão cultuar um panteão de Exemplos que saíram de seu clã ou de sua guilda. Quanto maior o número de Exemplos que saíram de um clã ou guilda, maior é a tradição e o respeito que ela recebe na sociedade anã. Esse é um dos motivos de clãs e guildas realizarem ostentosas cerimônias em honra de seus exemplos.

Já o culto aos ancestrais fazem parte da religião particular dos anões. Cada anão reverencia seus próprios ancestrais e o insulto a seus ancestrais é mais grave que o insulto a sua barba!

Forja-Runa em seu ofício!

Por fim, a sociedade anã possui o estranho culto das runas. Os anões aprenderam a imprimir sua vontade no próprio cosmos e isso não é levado levianamente. A reverência pelas runas vai além do profundo respeito para com artefatos, ela está incrustrada na vida comum do anão. Os juramentos e a história anã é escrita no cosmos. As palavras pra eles, é sagrada!

Os Registros Rúnicos é um imenso compêndio sem páginas. Assim como um anão consegue escrever uma runa em uma arma imbuindo o objeto com o poder cósmico, ele também consegue trabalhar de modo inverso, registrando no cosmo a história por toda a eternidade. Juramentos, contratos, votos de amizade e ofensas… tudo isso fica registrado e reverbera para sempre. Não à toa existe o ditado: “Uma ofensa a um anão é lembrada para sempre!”. 

Desse sistema religioso brotam 3 poderosas instituições: A Ordem Sagrada, a Ordem dos Juízes e a Ordem das Runas.
  • Ordem Sagrada: Formada pelos sacerdotes do Grande Ferreiro. Eles são responsáveis pelo estudo teológico e pela realização dos rituais religiosos, além da legislação moral dos anões. A Ordem Sagrada é ligada a Santa Igreja e detêm um privilegio único entre todos os anões. Imunidade diplomática no território da União da Alvorada e a capacidade de usufruir das estruturas da Santa Igreja.

    Juiz anão carregando papelada
  • Ordem dos Juízes: Ordem de grande prestígio, os juízes são responsáveis por observar e zelar pelos costumes e tradições dos anões. Eles são historiadores, arqueólogos e possuem o manejo das runas. Obviamente, eles possuem o poder para julgar questões mundanas, assim como os senhores anões. 
  • Ordem das Runas: Os verdadeiros detentores dos segredos das runas. Além de responsáveis por ensinar e certificar os demais anões nessa arte. A Ordem das Runas possui uma complexa hierarquia, onde um mestre ferreiro capaz de criar uma poderosa espada mágica está apenas nos níveis mais baixo da instituição. A hierarquia da Ordem das Runas é da seguinte forma:
    • Forja-Runa: São capazes de incrustar runas em objetos, imbuindo o item de poderes cósmicos. No entanto, eles são incapazes de ler e escrever nos Registros Rúnicos, portanto são o nível mais baixo da hierarquia. Os forja-runa costumam ser artesões renomados que manejam as runas apenas para aprimorar o seu ofício.
    • Escriba de Runas: Eles são capazes de escrever nos Registros Rúnicos, assim com ler e mostrar o que ele escreveu. No entanto, são incapazes de forjar runas e de navegar pelos registros. Costumam ser membros de alguma guilda comercial para lidar com contratos ou trabalham em algum serviço administrativo ou diplomático.
    • Senhor das Runas: Capazes de ler e escrever runas. Eles são capazes de navegar pelos Registros Rúnicos quando buscam informações de suas áreas afins. Os juízes são exemplos de senhores rúnicos que possuem o poder para acessar a história dos anões.

      Um longo caminho para alfabetização...
    • Adepto das Runas: Diferente das posições acima, o adepto das runas é um discípulo do caminho das runas. Ele é capaz de incrustar runas de poder, assim como ler, escrever e navegar nos Registros Rúnicos. No entanto, um adepto ainda é um aprendiz e suas capacidades podem ser facilmente superadas por membros mais experientes das demais posições. No entanto, na Ordem das Runas ele ainda goza do prestígio de ser um discípulo interno.
    • Mestre das Runas: Aquele que alcançou o grau máximo do manejo das runas. Ele é capaz de forjar e apagar runas, além de poder navegar e obter qualquer informação dos Registros Rúnicos. Os mestres das runas são tratados com grande reverência, eles são instrutores no uso das runas, podem certificar ou selar os poderes de um mau conjurador.
    • Porta-Remorsos: Posição especial na Ordem das Runas, formam um ramo militar de clérigos especialistas em escrever, buscar e vingar ofensas cometidas contra o povo anão.  

Anões firmes ao combate!!!

MilitarOs anões de Goro-Dor possuem um duro e disciplinado exército, reconhecido como uma terrível força em campo de batalhas. Além disso, os portões de suas cidadelas são protegidos com runas mágicas que tornam o acesso forçado semi-impossível. Mas, a verdadeira arma que dá vantagem aos anões, são seus trovejadores, capazes de lançar projéteis a longas distâncias causando enormes estragos. As principais unidades de combate anão são:

Unidades Básicas:
  • Anões Firmes: Liderados por um Teine, os anões firmes formam o grosso do exercito anão. Eles combatem por seus clãs, utilizando suas cores e equipamento próprio. Por incrível que pareça, os anões firmes não devem nada em organização e capacidade de combate quando comparados a outros exércitos profissionais, afinal, os anões são famosos por seu vigor físico, teimosia e disciplina.
  • Besteiros: As bestas dos anões são famosas por sua potência. Os besteiros anões são uma unidade leve de longo alcance, mas ainda capaz de combate corpo à corpo decente. Em geral, suas linhas são preenchidas por guardas da cidade, de guildas ou de caravanas que possuem familiaridade com a arma. 

    Cavar pra Vitória!
  • Mineiros de Guerra: Armados com picaretas, os mineiros de guerra são uma unidade formada por mineradores guerreiros para combate em túneis. Eles também são uma unidade eficiente para combate de cerco.
  • Maquineiros: A mais terrível unidade anã. Formada por engenheiros, mecânicos e maquinistas que operam o grande maquinário de guerra do exército, como os lança-rochas, os lança-chamas e os trovejadores. 

Unidades Incomuns:

Tanque Anão
  • Escudos Negros: Anões blindados dos pés a cabeça, revestidos de ferro negro e usando poderosos escudos redondos e afiados machados de guerra. Os escudos negros são a famosa tropa de choque anã, conhecida pela sua violência. Eles são especialmente perigosos quando combatem em montanhas e túneis.
  • Guarda Dourada: Especialmente treinados para proteger as mais importantes cidadelas e fortalezas anãs. A guarda dourada é considerada a mais disciplinada e resoluta unidade anã. Armada com armadura dourada, lanças e grandes escudos de corpo, eles talvez sejam a mais eficiente unidade defensiva de toda União da Alvorada.
  • Aríetes: A incomum “cavalaria” anã. Formada por teines e senhores anões montados em enormes bodes de combate. O número reduzido de aríetes demonstra que mobilidade não é o forte dos anões… no entanto, a eficiência dessa unidade, principalmente em combate nas montanhas não pode ser negada.

Unidades Raras:
Tropa grisalha
  • Barbas-Longas: Imagine os mais sábios, experientes e melhor equipados senhores anões, lutando todos juntos numa unidade coesa. Esses são os Barbas-Longas, o supra-sumo do exército anão. Suas façanhas são lendárias. No entanto, os Barbas-Longas não são uma divisão oficial da máquina de guerra anã. Para eles se reunirem é necessário uma grande ameaça ao mundo anão.
  • Corsários Voadores: Pequenas unidades de anões montados em grifos. Os piratas do céu geralmente são usado para realizar ataques rápidos nas linhas inimigas.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

[Nova Magia] Queda Suave

 

CONTEMPLEM!!! QUEDA SUAVE!!!

Caindo elegantemente

Queda Suave
O Sonhonauta jamais tomba, isso é fato!
Nível: AM 1, Brux 1, Druid 1, Elem 1, MB 1, MN 1, Psi 1
Especial: Menor, Reação
Escola: Transmutação[Alteração]
Componentes: V
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: curto – 7,5 metros
Duração: 1 minuto
Alvo:  1 objeto ou criatura média ou menos
Teste de Resistência: vontade anula

Descrição: Você interrompe a queda de uma criatura ou objeto. Você faz o alvo da magia cair lentamente no solo, apenas um pouco mais rápido que uma pena. O deslocamento da queda se torna 18 metros por rodada e o alvo que aterrisse sofre efeito da magia não sofre dano.

Efeito Aumentado:
  • Círculo +1Afeta até 3 alvos.
  • Círculo +2: Afeta até 5 alvos.