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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

terça-feira, 20 de junho de 2023

[Mecânica][SW] Atributos


CONTEMPLEM!!! OS ATRIBUTOS!!!
Ninguém escolhe como nasce!

"Ninguém nasce como quer!"
Manual do Andarilho Foragido

Corpo, mente e alma, são os elementos que forma um ser. O corpo advém da união do sangue dos ancestrais. A alma é o produto das moradas celestiais. A mente é a potência decorrente da junção do corpo e da alma. Seja sábio gafanhoto e extraia o melhor de suas potencialidades.

Atributos
Os atributos descrevem suas capacidades, seus defeitos e suas qualidades. Existem 3 atributos principais: Corpo, Mente e Alma. Atributos são classificados por tipos de dados: d4, d6, d8, d10 e d12. Quanto mais elevado for o dado, mais capaz você será. 
Dado
Classificação
Ferimentos
d4
Muito Fraco
1
d6
Fraco
2
d8
Comum
3
d10
Forte
4
d12
Muito Forte
5

Todos os atributos compartilham as seguintes características:
  • Atributos e Testes de Competências 
    Heróis realizam ações através de testes de competência. Cada competência está associada a um atributo. Por exemplo: Poder, está associada ao Corpo. Atenção está associada a Mente. Determinação está associada a Alma.
    Você pode aprender ou se especializar numa competência comprando uma graduação na mesma. Cada graduação te permite utilizar um dado mais elevado ao realizar uma jogada de competência. O custo da graduação é determinado pelo seu atributo. Caso o dado da competência for menor do que o dado do atributo no qual ela é associado, a graduação irá custar 1 PC. Caso for igual ou maior, o custo da graduação é 2 PC. 
  • Atributos e Testes de Livramento
    Em casos de testes de livramento, você pode escolher rolar entre seu dado de atributo ou entre o dado da competência específica. 
  • Atributos e Ferimentos
    O atributo define a quantidade máxima de ferimentos que você pode sofrer, ao atingir a quantidade máxima de ferimentos, você fica incapacitado.
Além disso, cada atributo oferece vantagens próprias. Segue a descrição específica de cada atributo:

Corpo: Representa sua capacidade física. sua força, resistência, agilidade, destreza, coordenação e sentidos. 

Um corpo forte garante as seguintes vantagens:
  • Adição do dado de corpo no dano de ataques corpo à corpo.
  • Menor custo para graduações em competências de corpo.
  • Mais ações livres por rodada.
  • Capacidade de carregar mais peso.
  • Capacidade de usar armas e armaduras mais pesadas.
Dado 
Exemplo 
Ações Livres 
Carga Máxima
d4
Aleijado
1
4
d6
Obeso
2
6
d8
Comum
3
8
d10
Robusto
4
10
d12
Atleta
5
12

Mente: Representa sua inteligência, sua habilidade de adaptação, sua velocidade de raciocínio e reação, sua capacidade de foco e articulação, sua memória e seu conhecimento acumulado. 

Uma mente forte garante as seguintes vantagens:
  • Mais PC e assim mais graduações em competências.
  • Menor custo para graduações em competências de mente.
  • Dado de Competência aplicado em mais competências.
  • Melhor capacidade de comunicação e idiomas adicionais.
Dado 
Exemplo 
Dado de Competência 
Idiomas
d4
Demente
Nenhum
Dificuldade de Comunicação
d6
Bronco
Maestria
Não sabe ler nem escrever
d8
Comum
Fluência
Sabe Ler e escrever
d10
Letrado
Aptidão
Letrado em 1 idioma adicional
d12
Erudito
Inaptidão
Letrado em 2 idiomas adicionais
 
Alma: Representa seu senso de si do herói, sua intuição e empatia, sua capacidade de compreender o mundo e os outros. Presença, determinação e força de espírito também são características derivadas da alma.

Uma alma forte garante as seguintes vantagens:
  • Maior total de PE máximo e assim mais ações especiais.
  • Menor custo para graduações em competências de alma.
  • Melhor atitude de personagens em relação ao herói.
  • Acesso a círculos mais elevados de magia.
  • Adição do dado de alma em determinadas magias.
Dado 
Exemplo 
Atitude perante o Personagem 
Círculo Máximo
d4
Viciado
Provoca indignação, repúdio ou ódio
2
d6
Hedonista 
Provoca incômodo, desconfiança ou raiva 
4
d8
Comum
Atitude normal
6
d10
Devoto
Inspira confiança
8
d12
Santo
Inspira admiração
10

Em termos de regras, um humano comum (não jogador) possui d8 como valor de todos os seus atributos. O mestre, no entanto pode conceder valores diferentes de acordo com as características do personagem. O valor comum nas demais raças depende dos seus traços raciais.

O dado máximo de um atributo é o d12 e o dado mínimo é d4. Para cada nível de dado acima do d12 é adicionado um bônus de +1. Você pode modificar os valores de seus atributos no decorrer da campanha seja para mais (através de magia ou itens) ou para menos (através de ferimentos). 

Criando um Personagem
Você escolhe entre começar com todos os atributos como d8 ou sortear seus valores usando o sistema d666. Caso escolha o sorteio, siga a cartilha abaixo:

  • Seu herói começa com d8 em todos os atributos.
  • Para cada atributo você rola 3d6
  • Resultados possíveis:
    • Cada 1, garante 1 ponto de atributo.
    • Cada 6, remove 1 ponto de atributo
  • É possível ganhar 3 pontos de atributo. Mais do que isso, os pontos são truncados.
  • É possível perder 3 pontos de atributo. Menos do que isso, os pontos são truncados.

Abreviações
Ao longo da descrição do sistema serão utilizadas abreviações:
Sempre que uma abreviação for utilizada, ela estará em itálico e com a primeira letra maiúscula.

Corpo: rolagem utilizando o dado do atributo corpo.
Mente: rolagem utilizando o dado do atributo mente.
Alma: rolagem utilizando o dado do atributo alma.
- Abreviação comum geralmente utilizada para rolagens de competências, testes de resistência e dano.
- Pode ser adicionado um número antes da abreviação, informando a rolagem de mais de um dado do atributo.

PCorpo: adição da metade do valor total do dado do atributo corpo.
PMente: adição da metade do valor total do dado do atributo mente.
PAlma: adição da metade do valor total do dado do atributo alma.
Abreviação comum geralmente utilizada determinar valores passivos.

TCorpo: adição da valor do total do dado do atributo corpo.
TMente: adição do valor total do dado do atributo mente.
TAlma: adição do valor total do dado do atributo alma.
Abreviação incomum utilizada em regras específicas.

sábado, 17 de junho de 2023

[Mecânica] Sistema D666


CONTEMPLEM!!! O SISTEMA D666!!!
Infernizando os jogadores!


"O Tri-Deus é Uno e Trino." 
"666 é o número da besta."
O Livro da Exaltação

O Empíreo distribui suas bençãos, os Poderes Sombrios não poupam danações... Bonança e desgraça. Fortuna e Infortúnio. O que é o destino? O quanto ele é deriva de nossas ações? O quanto ele é resultado do acaso? O quanto ele é obra de forças invisíveis que somos incapazes de compreender? É impossível medir a sorte, mas tenha fé gafanhoto, tudo que acontece é pra a glória maior!

Jogadas de Sorte
A aleatoriedade é um fator importante em Amalgamos RPG. Uma das premissas do jogo é que a história é uma construção conjunta do mestre, dos jogadores e dos dados. Além das regras que envolvem todas as ações dos personagens, os dados também podem ser utilizados para construir a narrativa e determinar o resultados de eventos. Para isso, é realizada uma jogada de sorte.

Uma jogada de sorte acontece quando o mestre abre mão de determinar a história (pelo menos parcialmente) e delega a narrativa aos dados. O mestre é incentivado a realizar jogadas de sorte sempre que possível. 

Jogadas de sorte são usadas para:
  • Aumentar as possibilidades e a imparcialidade de uma decisão
  • Determinar o resultado de um evento
  • Determinar encontros aleatórios
  • Ajudar jogadores em momentos de sufoco

Sistema D666
O sistema D666 é a mecânica utilizada na realização de jogadas de sorte. Ela consiste na rolagem de 3d6 para determinar o grau da sorte do personagem. Quanto maior o número de 1s rolados, maior é a sorte. Quanto maior o número de 6 rolados, maior é o azar. O resultado das situações podem ser provenientes tanto da improvisação do mestre, como de tabelas preparadas previamente. Segue alguns exemplos.

Exemplos Práticos
Segue exemplos práticos da aplicação da regra:


    A Cartilha
    Segue o resumo genérico de como utilizar jogadas de sorte e o sistema d666:
    • O mestre determina uma situação a ser resolvida com uma rolagem de sorte.
    • O mestre determina o resultado mais provável para resolver a situação.
    • O jogador rola o d666.
    • O resultado é determinado pela quantidade de 1s e 6s rolados.
      • Nenhum 1 e Nenhum 6: Resultado mais provável determinado pelo mestre antes da rolagem.
      • Único 1 e Único 6: Geralmente se anulam, mas o mestre pode considerar um dos resultados mais forte, desde que isso seja anunciado antes da rolagem.
      • Único 1: Resultado um pouco melhor que o esperado.
      • Duplo 1: Resultado bem melhor que o esperado.
      • Triplo 1: Resultado extremamente melhor que o esperado.
      • Único 6: Resultado um pouco pior que o esperado.
      • Duplo 6: Resultado bem pior que o esperado.
      • Triplo 6: Resultado extremamente pior que o esperado.

    quinta-feira, 15 de junho de 2023

    Amalgamos RPG - Introdução


    CONTEMPLEM!!!
    INTRODUÇÃO AO AMALGAMOS RPG!!!
    O Cosmomoto


    Amálgama: Junção de vários elementos. = CONFUSÃO, EMBRULHADA, MISCELÂNEA, MISTURA


    SONHO E MÁGICA! Você, gafanhoto, foi escolhido para ser um aventureiro, um campeão que irá combater o mal e a corrupção. Eu sou o SONHONAUTA, o guardião das terras do sonhos e serei seu guia em Amalgamos, uma dimensão quebrada, onde o tempo e o espaço não fazem sentido. Venha comigo e eu lhe ensinarei sobre as leis que regem esse lugar.

    Nas bordas do universo, uma vez houve um mundo, cujo o nome a muito foi perdido. Os elfos, habitantes originais do planeta esquecido, dominaram as mais profundas formas de magia e com seus poderes ergueram um magnífico palácio de cristal criado com a própria quintessência do cosmos. Tamanha era a glória do palácio, que ele era capaz de se conectar com qualquer local e em qualquer tempo no universo.

    Porém, os Poderes Sombrios são invejosos e a encarnação do próprio mal, assaltou o mundo perdido. Numa medida desesperada, os elfos derrubaram seu castelo sob o ministro do caos. Assim ocorreu o Cosmomoto! Tempo e espaço foram obliterados e o xogum do sofrimento teve seu corpo, mente e alma diluídos na realidade.

    O cosmomoto mesclou, criou e obliterou muitos mundos e ainda hoje continua a se expandir devorando novos planetas. Dentro do cosmomoto existe a dimensão Amalgamos, onde portais para lugares e tempos distantes surgem naturalmente, onde os ambientes se combinam ou se separam conforme o capricho. onde cultista buscam fragmentos de cosmo-cristal pra restaurar o Liche das Estrelas. Onde a União da Alvorada enfrenta o Pacto do Crepúsculo para determinar se o fruto do desastre cósmico será um reflexo do bem ou do mal. É nesse cenário que você se encontra, venha comigo, o Sonhonauta, junto com Chico de Jumento e os outros Senhores da Alvarada combater o Liche das Estrelas, os Poderes Sombrios, o Pacto do Crepúsculo e os demais seres daninhos.

    Heroísmo tradicional

    Essa foi uma introdução do cenário Amalgamos 5000. Amalgamos RPG é um sistema criado para esse cenário e suas mecânicas refletem isso. 

    Você encarna um campeão do bem, um aventureiro, destinado a se tornar um herói e depois um soberano, que faz parte dos Irmãos Masmorras, recebe orientações do Sonhonauta e disputa com os Poderes Sombrios fragmentos de cosmo-cristais e influência sobre territórios. 

    Traduzindo a declaração acima em termos de regras de jogo, temos:

    1- Você é um campeão do bem.
    Algumas regras, como as habilidades das raças jogáveis, possuem principalmente uma estética positiva com o objetivo de elevar o espírito do jogador.

    2- Você enfrenta o mal e combate a corrupção.
    Ter o alinhamento bondoso se torna uma vantagem mecânica. Realizar atos malignos pode levar o jogador perder o personagem (conforme a regra de testes de maldade).

    3- Você é um aventureiro e está destinado a se tornar um herói e depois um soberano.
    As regras do sistema prevem a passagem do tempo e o envelhecimento do personagem. A medida que o personagem ganha níveis, ele obtém um domínio para administrar e o estilo do jogo muda.

    4- Você faz parte de uma irmandade (os Irmãos Masmorras)
    O jogador faz parte de um grupo com outros jogadores. Ele não tem a liberdade de romper com esse grupo. 

    5 - Você recebe orientação de um patrono (o Sonhonauta, a Santa Igreja, algum Senhor da Alvorada)
    Um patrono fornece os objetivos que o jogador precisa alcançar. Isso faz com que o jogo seja definido em pequenas e médias aventuras (módulos) e não grandes campanhas.

    6- Seu objetivo principal é resgatar artefatos (fragmentos de cosmo-cristal) e ganhar território (reverter a influência dos Poderes Sombrios em uma região)
    Ignorar ou falhar no objetivo básico, leva ao aumento gradativo na dificuldade do jogo.

    segunda-feira, 12 de junho de 2023

    [Nova Regra] Ficha de Amalgamos RPG


    CONTEMPLEM!!!
     A FICHA DE AMALGAMOS RPG!!!



    Nota: A ficha possui 5 abas: Frente, Verso, Grimório, Background e Grupo. Ela foi criada em formato xls, o recomendado é fazer o download e imprimir em formato xls. Embora alguns campos possam parecer desalinhados na planilha, eles estão alinhados ao "visualizar impressão".

    [Nova Regra] Amalgamos RPG - Visão Geral


    CONTEMPLEM!!!
    A VISÃO GERAL DO SISTEMA AMALGAMOS RPG!!!
    A mesa já está pronta!!!

    Nota: Esse é um tópico técnico com o objetivo de dá uma visão resumida das mecânicas essenciais do sistema para o jogador. O objetivo é: (1) ser um tópico introdutório a futuros novos jogadores da mesa e (2) situar o jogadores veteranos no sistema para quando exposto a regras no futuro, ele já tenha uma base de como elas se juntam com o todo.    

    Amalgamos RPG é um sistema de RPG pensado para ser jogado num cenário de fantasia científica. RPG é um jogo de interpretação, basicamente, um jogo de faz de conta, onde cada jogador interpreta um personagem, com exceção do mestre que cria o mundo e os desafios ao redor desses personagens. Todo o faz de conta é aparado num sistema de regras que não permite que os jogadores façam e sejam tudo que desejem e onde o mestre assume o papel de arbitro do jogo. Ao longo deste seção serão apresentadas o básico das regras do sistema.

    O cenário do jogo, como foi dito é fantasia científica, ou seja, o ambiente de interpretação possui elementos de fantasia, ficção científica e um pouco de terror. Devido a isso, as classes dos personagens, seus arquétipos e suas habilidades possuem aspectos relacionados a esses temas.

    Segue abaixo uma visão geral e introdutória a mecânica do sistema.

    Parte da coleção

    Dados: Amalgamos RPG utiliza dados de vários lados em sua mecânica. Os dados utilizados possuem 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados. Dados de 3 e 30 lados são utilizados, embora fora da mecânica oficial. 

    Para facilitação, quando nos referimos a um dado específico, abreviamos para d(número de lado do dado). Por exemplo: um dado de 8 lados será abreviado para d8. Jogar 3 dados de 10 lados será abreviado para 3d10.  

    Atributos: Em Amalgamos RPG existem 3 atributos básicos: Corpo, Mente e Alma. Todas as ações que um personagem é capaz de realizar são enquadradas dentro de 1 desses atributos.

    Cada atributo possui um valor determinado através de sorteio no momento da criação do personagem. O valor dos atributos são associados a um dado (d4, d6, d8, d10, d12), quanto maior for o dado, maior é a força e capacidade do personagem em realizar ações relacionadas ao atributo. O dado será utilizado nos testes para verificar se o personagem foi bem sucedido ou não em suas ações.

    Engrenando...

    Mecânica Básica: Sempre que um personagem tentar realizar uma ação que tenha chance de fracassar, o jogador rola um dado referente ao atributo relevante a ação para saber se o personagem obteve sucesso.
         - Jogue um dado relevante (dado do atributo).
         - Adicione e subtraia todos os modificadores.
         - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio)
    Se o resultado igualar ou superar o número alvo (estipulado pelo mestre ou pelas regras) o personagem obteve sucesso. Caso contrário ele fracassou na ação.

    Testes de Competência: Os personagens realizar diversos tipos de ações, seja arar a terra, cavalgar, estudar história. A classe e a raça do personagem determinam as atividades no qual o personagem possui facilidade. Para realizar um teste de competência:
         - Jogue um dado relevante (de acordo com a competência).
         - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
         - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio).

    Testes de Livramento: As vezes, o personagem precisará realizar testes de livramento para se salvar de algum efeito nocivo. Existem 3 tipos de testes de livramento: Fibra, que indica a resistência contra veneno, doença, dor, etc; Reação, que indica a capacidade do personagem desviar de uma armadilha; Vontade, que indica a capacidade do personagem de resistir a algum encantamento que afete sua mente. Diferentes classes são boas ou fracas em determinados testes de livramentos.
          - Jogue um dado relevante  (de acordo com o livramento).
          - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
          - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio).

    Mecânica de Combate: Durante um combate cada personagem pode realizar um conjunto de ações em seu turno. Existem 3 tipos de ações: Ação Padrão, Ação de Rodada Completa e Ação Livre.
         - Ação PadrãoÉ uma fração de uma ação de rodada completa. Um personagem pode realizar 2 ações padrões em seu turno. São ações padrões: se movimentar, atacar, pegar um item no chão, beber uma poção. Os dois tipos mais comuns de ação padrão são a ação de movimento e a ação de ataque. Em geral, nos combates o personagem vai realizar 2 ações de movimento ou 1 ação de ataque e 1 ação de movimento (personagens de nível alto podem realizar mais de 1 ataque, abandonando sua ação de movimento).
      - Ação de Rodada Completa: É uma ação que consome todo o turno do personagem. São ações de rodada completa: Realizar mais de 1 ataque (quando o personagem possui habilidade de múltiplos ataques), realizar uma manobra de combate, tirar um item da mochila, se levantar quando caído.
      - Ação Livre: São ações rápidas como realizar um ataque de oportunidade, realizar um passo de ajuste, sacar uma arma no cinturão, largar o arco no chão, fazer gestos ou gritar uma frase. O personagem tem direito a uma quantidade de ações livres igual a força de seu dado de Corpo em seu turno.

    Jogadas de Ataque: Durante um combate, geralmente a ação mais comum de um personagem é a jogada de ataque. Nesta jogada um personagem tenta atingir o outro com uma arma:
         Jogue um dado relevante  (de acordo com a competência).
         - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
         - Compare o resultado com um número alvo (Proteção do oponente).
        - Caso o resultado for igual ou maior que a Proteção do oponente, o personagem obteve sucesso no ataque, jogue os dados de dano (d4, d6, d8, d10, d12, etc) de acordo com o atributo e a arma do personagem.
         - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais no dano (talentos, armas mágicas, etc).
         - Compare o resultado com um número alvo (Resistência do oponente).
         - O alvo recebe um ferida.

    domingo, 11 de junho de 2023

    Reboot do Sistema

      

    CONTEMPLEM!!! O REBOOT DO SISTEMA!!!
    Lá e de volta outra vez!

    Acharam que os Poderes Sombrios haviam me derrotado incautos aventureiros? Ledo engano, embora a luta contra a crise financeira que nosso país passa venha me distanciado dos sonhos, eu ainda tenho algumas magias preparadas! E a nova magia que pretendo conjurar vai desfazer o trabalho de anos!

    Como todos devem saber, ando bastante frustrado com a WotC, faz tempo que reclamo de pau molismo e progressivismo em suas obras, mas nesse ano a empresa conseguiu se superar de todas as maneiras possíveis. Além de obras e declarações cada vez mais ideológicas a ponto de ofender os fãs, ganancia e falta de ética parece que também se tornaram os pilares da empresa. No início do ano, a WotC tentou matar a OGL. Apesar de falhar em seu intento, ela foi bem sucedida em destruir sua credibilidade, de modo que não tenho mais confiança (além de gana) pra manter um clone de D&D, dito isso, lavo minhas mãos para Hasbro e seus produtos. Estou definitivamente terminando minha relação com D&D e com a Wizards. 

    E o que vai ser do sistema? Bem, como já havia sugerido nesse SONHO, uma das minhas estratégias seria lançar meu próprio sistema independente. Eu estava esperando algum grande player do mundo dos RPGs lançasse um sistema grande que engatasse na ORC. Mas como até agora as coisas estão devagar, é hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho. Eu irei rebootar o Amalgamos RPG.

    No momento, eu já limpei a página do sistema. A antiga página com as regras foi backapeada e pode ser encontrado na aba Sobre o Blog. A mesa pode pensar que o trabalho será hercúleo, principalmente pelo tempo que estamos sem sessão devido a minha imersão no trabalho, mas, acredito que adaptação será rápida já que muito material será apenas ajustado. Com sorte teremos o novo sistema na próxima sandbox, no mais tardar, na próxima campanha.

    As mecânicas do novo sistema serão baseadas em:
    • Atributos de The One Ring
    • Crescente de Dados de Savage World
    • Token Pools de Iron Heroes
    • Perícias e Talentos de D&D 3
    • Feridas de Warhammer
    • Gradação de Magia de Arcana Unearthed
    • Gradação de Níveis de Pathfinder
    • Sistema d666 (house rule) para jogadas de sorte
    Espero que gostem!