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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sábado, 25 de abril de 2020

[Nova Magia] Som Ilusório


CONTEMPLEM!!! O SOM ILUSÓRIO!!!
O som fantasma

Som Ilusório
Dom Paulo se assusta quando a estátua do Senhor Abelardo começa a falar.
Nível: Ilus 1
Especial: Menor, Queima
Escola: Ilusão[Sensação]
Componentes: V, F
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: curto – 15 metros
Duração: 10 min
Efeito: som ilusório
Teste de Resistência: vontade desacredita

Descrição: Você pode criar um som ilusório, (como sua voz, ruídos, palmas, etc) que parece sair de algum outro lugar, (como de uma estátua, de outra criatura, do fim de um corredor, do outro lado da porta, etc).

A intensidade do som produzido é equivalente a intensidade produzida pela voz de única pessoa. Portanto, não seria possível reproduzir o som de um rugido de um leão, visto que a intensidade do rugido é superior a qualquer som que uma pessoa possa realizar com a voz.

Foco Sugerido: O bico de um papagaio.

Efeito Aumentado:

  • Círculo +1: Alcance 30 metros e intensidade equivalente a voz de 4 pessoas.
  • Círculo +2: Alcance 60 metros, duração 1 hora e intensidade equivalente a um combate entre espadas.
  • Círculo +3: Alcance 120 metros, duração 4 horas e intensidade equivalente ao rugido de um leão.
  • Círculo +4: Alcance 1 quilometro, duração 8 horas e a intensidade equivalente ao tocar de um sino.

[Nova Magia] Mísseis Mágicos


CONTEMPLEM!!! MÍSSEIS MÁGICOS!!!
Um clássico da alta magia

Mísseis Mágicos
João Peregrino aponta o dedo para o Sonhonauta, a ponta do seu dedo brilha em luz verde... Dardos de energia mágica avançam impossíveis de serem parados.
Nível: AM 1
Especial: Menor, Queima
Escola: Evocação[Energia]
Componentes: V, G
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: médio – 30 metros
Duração: instantânea
Alvo: 1 criatura
Teste de Resistência: não

Descrição: Você dispara um projétil que sempre atinge o alvo, a não ser que o alvo possua cobertura total. O projétil causa 1d4+1 de dano de energia.

Efeito Aumentado:
  • Círculo +1: Dispara 3 projéteis que podem atingir alvos diferentes, desde que a 4,5 m de distância entre si.
  • Círculo +2: Dispara 5 projéteis que podem atingir alvos diferentes, desde que a 4,5 m de distância entre si.

[Teoria da Magia] Queimarcana


CONTEMPLEM!!! A QUEIMARCANA!!!
Deixe queimar...

Queime seu cosmos gafanhoto, QUEIME!!! É imprescindível para um magista saber queimar o cosmos.

Toda magia é criado por cosmos. A fonte desse cosmos é diversa, mas uma coisa é certa, todo magista precisa usar seu próprio cosmos como ignição. É possível para o magista queimar seu próprio cosmo para impor efeitos mais poderosos em suas magias e isso pode ser a diferença da vida e da morte.

Queimarcana
Você concentra-se e queima seu cosmos. Diante dos duendes que lhe cercam, você levanta o dedo e dispara cinco mísseis de energia. Duendes não são mais o problema.
  • É possível gastar 1 ou mais PPs para conjurar a magia com efeitos de círculos superiores. Para cada PP gasto a magia é recebe o efeito de um círculo acima.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Sobre nomes e imagens


CONTEMPLEM!!! DIVAGAÇÕES SOBRE NOMES E IMAGENS!!!
Mais uma divagação

Se existe uma coisa que eu prezo na criação do blog, do cenário e do sistema é o uso de nomes e imagens certos. 

Quanto as imagens, lhes digo uma coisa... rpg pra mim é extremamente visual. Particularmente, eu acho intragável um blog ou livro de rpg sem imagens. Já devo ter rejeitados muitos bons blogs e livros devido a falta desse detalhe, nem um pouco pequeno. 

E quanto a livros de monstros? Pra mim é uma heresia publicar um livro de monstros sem a ilustração e o pior, é o que mais acontece. Me doí no coração saber que o meu amado Castles & Crusaders que já me inspirou profundamente em várias ocasiões possui um bestiário não ilustrado.

Montagem do Sonhonauta

Nesse blog, eu me recuso a postar algo sem uma ilustração. Muitas vezes já mudei o conteúdo do post pra combinar com a ilustração, outras vezes, deixei de postar por não encontrar ilustrações que me agradaram. Um exemplo, foi o post sobre armaduras que segurei 2 anos como rascunho antes de publicar com todas as imagens. Meu tique é tão grande que chego a por as mãos na massa e fazer minhas próprias montagens, como a imagem acima dos "elementos da magia", o que me dá muito trabalho... e o resultado não é tão bom... mas as vezes é utilizável. 😀

Antiga imagem de Aprimorar Habilidade

O mais difícil disso é encontrar imagens apropriadas para magias. Tem muitas magias que já troquei a imagem, como o toureiro de Aprimorar Habilidade que virou o Popeye. Ainda tem muitas imagens de magias que não estou satisfeito... espero um dia, encontrar algo que me agrade para substituí-las devidamente. Enquanto isso não acontece, tenho que conviver com as aberrações. 😡

Mas não é apenas as imagens que perturbam meu ser. Nomes também... Creio que eu seja um dos poucos mestres que aportuguesa tudo que pode. Tenho grande orgulho de ter transformado "halflings" em "pequeninos" e "cocatrice" em "cocatrix" e ainda me cobro um nome decente pra substituir "goblins"...  A feia disputa sobre a tradução de "goblins" para "gobelins" nas novas  edições do Senhor dos Anéis me encheu de inspiração.

Mas porque toda essa atenção para os nomes? Não é apenas a questão do feeling, pois para veteranos do rpg, certas coisas já estão enraizadas, como o nome "ranger". Porque então?

Eu escrevo meu cenário e meu sistema como se estivesse escrevendo-o para meu filho, imagino sempre um garoto pequeno, descobrindo as maravilhas da fantasia e assim transcendendo com sua imaginação. Meu desejo é que esse cenário seja próximo desse garoto, sem "jonhs" ou "joes", mas com "joões" e "zés". Sem nomes muitos complexos como "arcano" ou "iluminado", mas com nomes simples e saborosos como "mágico" e "místico".  

Por causa disso, eu faço um esforço constante modificando as imagens e nomes do blog... e continuarei fazendo sempre que encontrar uma imagem melhor ou um nome que melhor me agrade.

terça-feira, 21 de abril de 2020

[Teoria da Magia] Distorção Mágica


CONTEMPLEM!!! A DISTORÇÃO MÁGICA!!!
Quando as coisas dão errado :/

Atenção gafanhoto, hoje nossa lição é sobre um assunto sério e perigoso. A DISTORÇÃO MÁGICA!!!  Saiba, jovem pupilo, que sempre que você fugir da disciplina por mim ensinada, você terá que lidar com as duras consequências da magia.

Você e muitos outros aprendizes de magia devem achar que um velho mago é uma criatura tão imensamente poderosa que transcendeu o próprio homem. Ha! Ledo engano. O Livro da Exaltação nos ensina que o poder só vem através da virtude. A grande maioria desses velhos magos são seres decrépitos se agarrando aos últimos vestígios de sua humanidade.  

A exposição a radiação cósmica, as tentações das artes negras, o envenenamento por energias elementais, a influência de agentes de outros planos, mutações no tecido da realidade, a liquidação da própria alma. Tudo isso são desafios que o magista deve enfrentar em sua carreira... e no fim, o que sobrará?

A distorção mágica é o colapso do mago perante a natureza incontrolável da magia. Ela, é a certeza de que algo deu errado... pelo menos para um magista que ainda mantém a sanidade. São muitos os motivos que podem gerar uma distorção mágica e meu conselho é que o mago deve ser sempre precavido e disciplinado. Os motivos mais comuns são:

  • Uso de magia distorcida.
  • Ambientes de alta concentração de radiação cósmica
  • Falha em experimentos mágicos
  • Influência dos Poderes Sombrios
  • Alinhamento dos astros 

É possível se livrar dos efeitos da distorção mágica através de repouso em locais sagrados e rituais de purificação, mas fique esperto gafanhoto... distorções mágicas são o veneno do magista, apesar de ser possível se livrar de seus efeitos a curto prazo, as sequelas são permanentes e sempre será mais difícil se purificar novamente.

Agora é a hora de chorar!!!

A Cartilha
Vamos revisar nossa lição, gafanhoto. O magista recebe uma distorção mágica quando:

  • Falha num teste de magia distorcida.
  • Entra em contato com objeto ou local que provoca distorções mágicas espalhados no cenário.
  • Falha crítica num teste de conjuração.
  • Falha em um experimento mágico tentando aprender magias ou criar itens mágicos.
  • Falha num teste de maldade por uso de artes negras ou profanação.
  • Algum evento especial no cenário que proíba uso normal da  magia.

A distorção mágica provoca efeitos diversos. O mestre pode:

  • Escolher a  distorção a seu bel prazer, de acordo com a natureza do cenário e do evento.
  • Sortear a distorção de uma tabela específica.
  • Sortear a distorção da tabela geral de Todas Distorções.
  • Sortear a distorção através da tabela granular.


Legendas:
  • Eco Mágico: Jogue 2 distorções.
  • Fogo Amigo: Jogue novamente, a distorção acontece com um aliado próximo.

O magista pode se recuperar de sua primeira distorção mágica gastando de 1 PQ. Para se recuperar de uma segunda distorção é necessário 2 PQ e assim sucessivamente.

[Distorção Mágica] Conjuração Distorcida


CONTEMPLEM!!! A CONJURAÇÃO DISTORCIDA!!!
Quem é a coisinha linda de papai? :*

Provando que nem sempre, o melhor amigo do mago é aquele conjurado.

Conjuração Distorcida

Distorção
Efeito
Tipo
1
Distorção Ambiental
A natureza do local é permanentemente afetada. Surgem no ambiente: (1) Plantação de gonja, (2) cogumelos luminosos, (3) poças de limo, (4) flores e árvores, (5) deserto desolado, (6) cristais de vidro.
I
2
Magia Climática
Você invoca: (1) um dia ensolarado, (2) um temporal, (3) um dia quente, (4) uma nevasca, (5) uma tempestade de areia, (6) uma tempestade de trovões.
I
3
Viagem Planar
Você e seus aliados são teletransportados para outra dimensão por uma quantidade de dias iguais ao círculo da magia: (1) Abismo, (2) Caos Elemental, (3) Reino das Fadas, (4) Limbo, (5) Mundo dos Sonhos, (6) Cidade Eterna, (7) Dimensão Selvagem. (8) Ilhas Celestiais.
I
4
Teletransporte Aleatório
Você e seus aliados são teletransportados para um local aleatório num raio de 500 km.
I
5
Invocações Retorcidas
Os itens que você cria são feios, retorcidos e assustadores. As criaturas que você invoca são dementes e possuem sinais de insanidade (fora do seu controle).
E
6
Inimigo Extra-Planar
Você invoca acidentalmente um poderoso ser extra-planar. Ele ~ficou bem irritado: (1) príncipe elemental, (2) espírito de um arquimago, (3) cérebro robô do futuro, (4) horror das estrelas, (5) senhor do Abismo, (6) pequeno deus alienígena.
I

Legendas:
  • I: Efeito instantâneo.
  • E: Efeito eventual.

Ilustrações


CONTEMPLEM!!!